Cartão de débito ou crédito: qual a melhor opção?

Cada vez mais empresas procuram proporcionar aos seus clientes melhores condições de pagamento, sempre na esperança de aumentar o número de vendas, gerando assim maiores lucros.

Porém, mesmo com muitas opções, as mais utilizadas ainda são os pagamentos com cartão de débito e crédito, utilizando seus respectivos cartões.

Empréstimo Com Cartão de Crédito

Precisando de Empréstimo ?

São estas duas escolhas que têm suscitado as maiores dúvidas de muitas pessoas, principalmente sobre qual dos dois meios de pagamento é o mais adequado para a sua situação financeira.

Normalmente, essas pessoas são informadas ou pensadas erroneamente que um desses dois métodos de pagamento é prejudicial ao seu orçamento, mas não é o caso.

Portanto, além de evitar ofertas muito atrativas, que podem se tornar um problema no seu bolso futuro, você ainda precisa saber decidir a melhor forma de pagamento com base na situação financeira no momento da compra.

Embora pareça uma coisa muito complicada e difícil de fazer, basta observar alguns detalhes e características durante a compra, o que ajuda a determinar a melhor forma de pagar com cartão de débito ou de crédito.

Saiba como definir a melhor forma de pagamento para sua compra

A decisão de usar um cartão de débito ou crédito para pagar uma compra parece simples, fácil ou mesmo óbvia para muitas pessoas. Mas a realidade pode ser completamente diferente, porque diferente do que algumas pessoas pensam, em alguns casos, usar um ou outro meio de pagamento pode ser mais ativo.

Portanto, é importante que você saiba quando deverá optar pelo pagamento de uma dessas formas, para que seu bolso possa se beneficiar, o orçamento seja bem controlado e não haja problemas de saúde e financeiros.

Saiba quando é a melhor hora para pagar com cartão de crédito.

Primeiro, você precisa saber em que circunstâncias as compras com cartão de crédito são mais benéficas para o seu bolso. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam e pregam aos amigos e familiares, o crédito não é um recurso que deva ser evitado porque, se usado de maneira adequada, pode lhe trazer muito bons resultados.

De modo geral, como os juros podem ser incluídos no parcelamento da compra, o crédito pode ser evitado, por isso custa ainda mais dinheiro do que as compras à vista.

Isso é verdade em alguns casos, mas existem muitas empresas e instituições comerciais que oferecem crédito parcelado sem aumento de juros, e o prazo do primeiro pagamento é estendido, o que o torna muito atraente.

No entanto, é importante saber que embora esse recurso possa ser positivo, ele não deve ser usado em todos os locais e em todas as compras. Somente quando o preço total de compra é mais alto e os bens adquiridos são mais duráveis, é melhor usar as vendas a prazo.

Em outras palavras, alimentos e produtos perecíveis, mesmo que totalizem uma compra muito grande, não devem ser pagos com seu cartão de crédito porque precisarão ser repostos antes de você saldar sua dívida. Portanto, essa função geralmente deve ser reservada para equipamentos elétricos, produtos eletrônicos e mercadorias de alto valor.

Dessa forma, essas compras de alto valor não precisarão ser pagas imediatamente, o que permitirá que o valor dessas compras seja parcelado em parcelas menores que cabem no seu orçamento e sejam mais fáceis de pagar sem causar dificuldades financeiras.

Além disso, é importante sempre escolher empresas e instituições comerciais que ofereçam crédito parcelado sem juros, ou pelo menos com taxa de juros menor, o que também facilitará seu pagamento sem aumentar significativamente o valor final dos bens adquiridos.

Saiba quando é melhor usar a dívida para pagar

Tendo em vista a utilização correta do cartão de crédito, também é mais fácil definir as situações em que o cartão de débito é a melhor opção para o pagamento das compras. Geralmente, essa alternativa é mais usada para pagar compras menores que não podem ou não exigem parcelamento, como compras no mercado.

As pessoas preferem usar um cartão de débito para pagar porque não há nenhuma taxa adicional, assim como usar um cartão de crédito. Portanto, o valor que você comprar será o único a ser pago, para que você possa aproveitar melhor o seu dinheiro e controlar com mais facilidade o seu orçamento familiar.

Outro fator no aumento do uso de contas de débito hoje para pagar compras é que muitos bancos cobram taxas para saques em caixas eletrônicos. Portanto, além de mais seguro, a utilização do cartão de débito também proporciona mais economia na hora de comprar, aumentando ainda mais o índice de utilização.

Resumindo, a diferença entre pagamentos a débito e a crédito é essencialmente o valor que será deduzido de sua conta bancária. Se o valor for alto e não puder ser pago de imediato sem prejudicar sua situação financeira, o ideal é optar pelo pagamento a crédito, compras menores e você já pagou o valor total com débito de forma tranquila no seu orçamento.

Agora que você já conhece a forma correta de utilizar estes dois métodos de pagamento, avalie com atenção e escolha corretamente o método de uso diário, para que você encontre e controle mais facilmente seus fundos sem abrir mão da realização de suas compras diárias.

Para saber mais sobre como fazer melhor uso dos pagamentos com cartão de crédito ou débito, visite a página da OP CRED  e leia nossos artigos sobre esses e muitos outros tópicos relacionados, como financiamento, empréstimos, seguros, taxas de juros, controle de despesas, planilhas financeiras, geral Educação financeira e assim por diante.

Isso o ajudará a controlar melhor seus fundos, permitirá que você descubra melhores oportunidades de investimento e o manterá longe de todos os problemas relacionados a dívidas e inadimplência, por exemplo, dando-lhe mais tranquilidade financeira. Cuide do seu orçamento familiar.

Atenção

A OP Cred NÃO COBRA nenhum tipo de taxa para a liberação do seu crédito. Caso alguém entre em contato em nosso nome cobrando, não dê seguimento no atendimento. ISSO É ILEGAL.

Iniciar atendimento
Precisando de Empréstimo ?
Olá, Podemos ajudar ?