O que é um Consórcio e como funciona?

Compartilhe

Um consórcio é uma forma de comprar um bem ou serviço de forma planejada e coletiva, sem pagar juros. É uma alternativa ao financiamento tradicional, que cobra taxas de juros e outras despesas.

No consórcio, você se une a um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo de compra que você, e paga parcelas mensais para formar uma poupança comum.

A cada mês, uma ou mais pessoas do grupo são contempladas por sorteio ou lance, e recebem uma carta de crédito para adquirir o bem ou serviço desejado.

Quais são as vantagens do consórcio?

O consórcio tem diversas vantagens em relação a outras formas de compra parcelada. Veja algumas delas:

  • Economia: você não paga juros, apenas uma taxa de administração, que é bem menor que os juros de um financiamento. Além disso, você pode negociar melhores condições de pagamento com o vendedor, pois a carta de crédito equivale a uma compra à vista.
  • Planejamento: você se organiza financeiramente para pagar as parcelas do consórcio, e tem a certeza de que vai receber o seu bem ou serviço até o final do plano. Você também pode antecipar a sua contemplação ofertando um lance, que é uma quantia extra que você paga para aumentar as suas chances de ser sorteado.
  • Flexibilidade: você pode escolher o valor e o prazo do consórcio que melhor se encaixam no seu orçamento e no seu objetivo de compra. Você também pode escolher o bem ou serviço que quiser, dentro da categoria do seu grupo de consórcio. Por exemplo, se você contratou um consórcio de automóveis, você pode comprar um carro, uma moto, um caminhão, etc.
  • Segurança: o consórcio é regulamentado pelo Banco Central do Brasil, que fiscaliza as administradoras de consórcios e garante os direitos dos consorciados. Você também pode acompanhar o andamento do seu plano de consórcio pelo site ou aplicativo da administradora, e participar das assembleias mensais, onde são realizados os sorteios e os lances.

Quais são os tipos de consórcio?

Existem vários tipos de consórcio, que se diferenciam pelo valor, pelo prazo e pela categoria do bem ou serviço que você pode comprar. Alguns dos principais tipos de consórcio são:

  • Consórcio de imóveis: é ideal para quem quer comprar, construir ou reformar uma casa, um apartamento, um terreno, um sítio, uma fazenda, etc. Você pode usar o seu FGTS para ofertar um lance ou complementar o valor da carta de crédito.
  • Consórcio de veículos: é indicado para quem quer comprar um carro, uma moto, um caminhão, um trator, uma aeronave, etc. Você pode escolher o modelo, a marca, o ano e as condições do veículo que deseja.
  • Consórcio de eletroeletrônicos: é uma opção para quem quer adquirir produtos como televisão, computador, smartphone, tablet, geladeira, fogão, etc. Você pode escolher o produto que quiser, de acordo com a sua necessidade e preferência.
  • Consórcio de serviços: é uma alternativa para quem quer contratar serviços como viagens, festas, cursos, cirurgias, tratamentos estéticos, etc. Você pode escolher o serviço que quiser, de acordo com o seu sonho e o seu projeto de vida.

Como contratar um consórcio?

Para contratar um consórcio, você precisa escolher uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central do Brasil, e verificar as condições do plano que mais se adequa ao seu perfil e ao seu objetivo de compra.

Você pode fazer uma simulação online, ou ir até uma agência ou um correspondente da administradora. Você também precisa apresentar alguns documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de renda e de residência.

Após assinar o contrato, você receberá o seu número de cota, e passará a pagar as parcelas mensais do consórcio. Você também poderá participar das assembleias, ofertar lances e concorrer aos sorteios.

Como usar a carta de crédito?

A carta de crédito é o documento que você recebe ao ser contemplado no consórcio, e que representa o valor que você tem disponível para comprar o seu bem ou serviço.

Para usar a carta de crédito, você precisa escolher o bem ou serviço que deseja, dentro da categoria do seu grupo de consórcio, e negociar as condições de pagamento com o vendedor.

Depois, você precisa apresentar a documentação necessária para a administradora, que irá analisar e liberar o pagamento ao vendedor.

Você também pode usar a carta de crédito para quitar um financiamento que você tenha feito anteriormente, ou para comprar um bem ou serviço de maior valor, complementando a diferença com recursos próprios.

Conheça os diversos tipos de Consórcios de Veículos

Compartilhe