fbpx

Crédito Pessoal Online Hoje

SOLICITAR AGORA
Patrocinado
Patrocinado
Crédito Brasil

Planejamento de Aposentadoria: Como se Preparar para o Futuro?

Patrocinado

Você sabia que quase metade dos brasileiros não sabem controlar o próprio orçamento? O dado diz muito sobre nossa dificuldade em acompanhar os ganhos e gastos todo mês. Mas, se você pretende se aposentar com dignidade e conforto, vai precisar colocar tudo na ponta do lápis e investir na sua organização financeira pessoal.

Por que é importante planejar a aposentadoria?

Pensar a longo prazo é muito importante para garantir uma vida mais tranquila no futuro. Com a recente Reforma da Previdência, ficou ainda mais arriscado depender apenas da Previdência Social e não contar com fontes extras de renda. E o mais importante: quanto antes você começar a planejar suas finanças para a terceira idade, melhor.

Como fazer um planejamento de aposentadoria?

O primeiro passo para planejar sua aposentadoria é adotar uma visão de longo prazo para a sua vida financeira. Afinal, se você continuar pensando apenas no presente ou em objetivos de curto prazo, nunca vai conseguir poupar e investir com um horizonte mais distante. E se preparar para a aposentadoria é exatamente isso: conseguir aplicar seu dinheiro hoje para usufruir no futuro, mesmo que isso signifique abrir mão de alguns objetivos mais próximos.

Pense no dinheiro da aposentadoria como um investimento no seu futuro, que é muito mais importante do que uma compra por impulso. Sabia que o ideal é poupar entre 10% e 30% da sua renda todos os meses para investir? Para isso, você terá que controlar os impulsos consumistas, cortar alguns gastos e ter mais disciplina no controle financeiro. Parece difícil no início, mas é o mínimo que você pode fazer pelo seu futuro. Além disso, você vai ganhando mais motivação conforme alcança suas metas.

O ideal é poupar entre 10% e 30% da sua renda todos os meses para investir. Para isso, você terá que controlar os impulsos consumistas, cortar alguns gastos e ter mais disciplina no controle financeiro. Registre tudo o que entra e sai da sua conta corrente e mantenha um padrão de vida compatível com a sua renda. Assim você vai conseguir poupar uma quantia mensalmente para investir nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Essa é o ponto de partida para planejar a previdência privada e qualquer outro objetivo financeiro que você tenha em mente.

Conclusão

Nunca é cedo para planejar sua vida financeira na terceira idade. Nessa fase da vida nossa renda diminui e as despesas aumentam, principalmente os cuidados com a saúde. Com a recente Reforma da Previdência, ficou ainda mais arriscado depender apenas da Previdência Social e não contar com fontes extras de renda. Então, comece agora mesmo a planejar sua aposentadoria e garanta um futuro mais tranquilo e confortável.

Lembre-se: o dinheiro da aposentadoria é um investimento no seu futuro. Invista em você!

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao topo