Recentemente, foi descoberto mais um golpe direcionado a pessoas elegíveis ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa idosa. Esse benefício é uma assistência social administrada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e destina-se a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem baixa renda.
Como funciona o golpe?
- Abordagem: Os golpistas entram em contato com os idosos por meio de SMS ou mensagem de WhatsApp, informando que eles já possuem direito ao benefício.
- Falsas liberações: Mesmo sem terem feito o pedido no INSS, os idosos recebem mensagens com informações sobre a liberação do pagamento.
- Boleto de cobrança: O falsário marca dia, hora e local para o recebimento do benefício e apresenta um boleto de cobrança pelo “serviço” prestado.
- Cadastro indevido: O intermediário se cadastra como procurador do idoso no BPC, aproveitando que esse benefício é concedido de forma administrativa, sem necessidade de perícia médica.
Como se proteger?
- Bloqueie o número: Se receber abordagens por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone.
- Canal oficial: O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados ou pedir o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem. O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular).
- Prova de vida: O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. A convocação para apresentação de documentos fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
Fique atento e proteja-se contra golpes! O INSS está sempre trabalhando para garantir a segurança dos beneficiários. 🛡️
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos