O auxílio doença é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a trabalhadores que ficam incapacitados de exercer suas atividades devido a problemas de saúde. O benefício é pago enquanto durar a incapacidade, desde que o segurado cumpra os requisitos estabelecidos pela legislação.
Para ter direito ao auxílio doença, é necessário ter contribuído para o INSS por pelo menos 12 meses, exceto em casos de acidentes de trabalho ou doenças relacionadas a ele.
Como solicitar o auxílio doença
Para solicitar o auxílio doença, é necessário agendar uma perícia médica no INSS. O agendamento pode ser feito pela internet, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
No dia da perícia, o segurado deve levar toda a documentação médica disponível, como laudos, exames e receitas. A perícia será realizada por um médico indicado pelo INSS, que avaliará se o segurado está mesmo incapacitado para o trabalho.
Se o benefício for concedido, o segurado passará a receber mensalmente um valor correspondente a uma porcentagem do seu salário de benefício, que é calculado com base nas contribuições que ele fez ao INSS ao longo da vida.
Duração e prorrogação do auxílio doença
O auxílio doença pode ser concedido por até 120 dias. Se a incapacidade persistir após esse período, o segurado pode solicitar a prorrogação do benefício por mais 60 dias.
Se a incapacidade persistir após esse período, o segurado pode solicitar a prorrogação do benefício por mais 60 dias. Para isso, é necessário passar por uma nova perícia médica do INSS.
Como manter o benefício
Para manter o auxílio doença, o segurado deve comparecer a todas as perícias médicas agendadas pelo INSS. Além disso, é importante manter todos os documentos médicos atualizados e informar qualquer mudança na sua condição de saúde.
Caso o segurado seja considerado apto para o trabalho durante uma perícia médica, ele pode ter o benefício suspenso. Nesse caso, ele pode recorrer da decisão do INSS ou solicitar um novo agendamento para uma nova avaliação.
Conclusão
O auxílio doença é um benefício importante para trabalhadores que ficam incapacitados devido a problemas de saúde. Para ter direito ao benefício, é necessário cumprir os requisitos estabelecidos pela legislação e passar por uma perícia médica do INSS.
É importante lembrar que, para manter o benefício, o segurado deve comparecer a todas as perícias médicas agendadas pelo INSS e manter seus documentos médicos atualizados. Assim, ele garantirá o recebimento do auxílio enquanto durar a sua incapacidade.