Pagamento do INSS: o que você precisa saber

O pagamento do INSS é um direito de todos os aposentados e pensionistas que contribuíram para a Previdência Social durante a sua vida profissional.
Mas você sabe como funciona o calendário de pagamentos, como consultar o valor do seu benefício e como emitir a guia para pagar as contribuições previdenciárias?
O que é o INSS?
O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social, uma autarquia federal que administra os benefícios previdenciários dos trabalhadores brasileiros.
O INSS é responsável por pagar aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário-maternidade, entre outros.
Como funciona o calendário de pagamentos do INSS?
O calendário de pagamentos do INSS é divulgado anualmente pelo governo federal e informa as datas em que os benefícios serão depositados nas contas dos segurados. O calendário leva em conta o número final do benefício (sem o dígito) e o valor do salário mínimo.
Para quem recebe um salário mínimo, os depósitos são feitos entre os últimos cinco dias úteis do mês e os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Por exemplo, em janeiro de 2023, os pagamentos serão feitos entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro.
Para quem recebe mais de um salário mínimo, os depósitos são feitos nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte ao da competência. Por exemplo, em janeiro de 2023, os pagamentos serão feitos entre os dias 1º e 7 de fevereiro.
Você pode consultar o calendário completo no site do governo federal.
Como consultar o valor do seu benefício?
Você pode consultar o valor do seu benefício pelo site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br), pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Você vai precisar informar o seu CPF e a sua senha cadastrada.
Pelo site ou pelo aplicativo, você também pode emitir o extrato de pagamento do seu benefício, que traz os valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado. Esse documento pode ser usado como comprovante de renda.
Como emitir a guia para pagar as contribuições previdenciárias?
Se você é um contribuinte individual, um segurado especial ou um segurado facultativo, você precisa pagar as contribuições previdenciárias mensalmente para garantir o seu direito aos benefícios do INSS.
Para isso, você deve emitir a Guia da Previdência Social (GPS) pelo site da Receita Federal (https://www.receita.economia.gov.br) ou pelo aplicativo Meu INSS.
Você deve informar o seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador), a competência (mês e ano de referência), o código da categoria (veja a tabela no site da Receita Federal) e o valor da contribuição (veja a tabela no site do governo federal).
Depois, basta imprimir a guia e pagar em qualquer banco ou casa lotérica até o dia 15 do mês seguinte ao da competência.
O que é o 13º salário do INSS?
O 13º salário do INSS é um abono anual que corresponde a uma parcela extra do valor do benefício pago aos segurados. Normalmente, esse abono é pago em duas parcelas: a primeira em agosto e a segunda em novembro.
No entanto, em 2023, o governo federal antecipou o pagamento do 13º salário para os meses de maio e junho, como uma medida para aliviar os impactos da pandemia de covid-19 na economia.
A primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício e não tem desconto de Imposto de Renda.
A segunda parcela corresponde à diferença entre o valor do benefício e tem desconto de Imposto de Renda, se for o caso.
O 13º salário do INSS é pago a todos os segurados que receberam algum benefício previdenciário durante o ano, exceto os que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como receber o pagamento do INSS?
Para receber o pagamento do INSS, você precisa ter uma conta corrente, poupança ou conta fácil em um dos bancos conveniados com o INSS.
Você pode escolher o banco de sua preferência no momento da concessão do benefício ou solicitar a alteração posteriormente pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Você também pode optar por receber o pagamento do INSS por meio de um cartão magnético, que permite sacar o dinheiro em caixas eletrônicos ou casas lotéricas.
Nesse caso, você deve comparecer à agência bancária indicada pelo INSS para retirar o cartão e cadastrar a senha.
Como evitar fraudes no pagamento do INSS?
Infelizmente, existem pessoas mal-intencionadas que tentam aplicar golpes nos beneficiários do INSS, como clonar cartões, roubar senhas ou solicitar depósitos para liberar pagamentos.
Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar fraudes no pagamento do INSS:
- Não forneça seus dados pessoais ou bancários por telefone, e-mail ou redes sociais;
- Não aceite ajuda de estranhos para sacar o seu benefício;
- Não empreste ou entregue o seu cartão ou senha a terceiros;
- Não pague nada para receber o seu benefício;
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o INSS pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.
Conclusão
O pagamento do INSS é um direito de quem contribuiu para a Previdência Social e deve ser acompanhado com atenção pelos segurados.
Neste post, você aprendeu como funciona o calendário de pagamentos, como consultar o valor do seu benefício, como emitir a guia para pagar as contribuições previdenciárias, o que é o 13º salário do INSS, como receber o pagamento do INSS e como evitar fraudes no pagamento do INSS.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Se você gostou deste post, compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem sobre o pagamento do INSS. Até a próxima!