fbpx
Publicidade
INSS

Por que Familiares não devem sacar pagamento de segurado do INSS falecido?

Continua após anuncio

O que é o INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão público brasileiro responsável por gerenciar os benefícios previdenciários dos trabalhadores brasileiros.

O INSS é responsável por garantir a segurança social dos trabalhadores, oferecendo benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e outros.

Por que Familiares não devem sacar pagamento de segurado do INSS falecido?

Quando um segurado do INSS falece, os familiares não devem sacar o pagamento do segurado falecido. Isso porque o pagamento é destinado ao segurado e não aos familiares.

Continua após anuncio

O pagamento do INSS é destinado ao segurado para cobrir as despesas relacionadas à sua aposentadoria ou pensão por morte.

Os familiares não têm direito a receber o pagamento do INSS, pois o pagamento é destinado apenas ao segurado falecido.

No entanto, os familiares podem receber uma pensão por morte do INSS, desde que preencham os requisitos necessários. A pensão por morte é um benefício previdenciário destinado aos dependentes do segurado falecido.

Além disso, os familiares também não devem sacar o pagamento do INSS falecido para evitar problemas legais.

Se os familiares sacarem o pagamento do INSS falecido, eles podem ser processados pelo INSS por fraude previdenciária. Isso pode resultar em multas e até mesmo em prisão.

Como os Familiares podem receber o benefício previdenciário?

Os familiares do segurado falecido podem receber um benefício previdenciário chamado pensão por morte.

Para receber a pensão por morte, os familiares devem preencher alguns requisitos, como: ter menos de 60 anos; ser dependente financeiro do segurado; e comprovar que o segurado era contribuinte do INSS antes de sua morte.

Continua após anuncio
Veja também:  Pagar INSS como Contribuinte Individual

Os familiares também precisam comprovar que estavam vivendo com o segurado no momento da morte. 

Para isso, eles precisam apresentar documentos como certidões de casamento, certidões de nascimento e comprovantes de residência. 

Após preencher todos os requisitos necessários, os familiares podem solicitar a pensão por morte no site do INSS.

O processo é simples e pode ser feito online. Após a solicitação da pensão por morte, o INSS irá analisar todos os documentos apresentados pelos familiares e decidir se eles têm direito a receber o benefício previdenciário.

Como evitar problemas legais?

Para evitar problemas legais relacionados à sacar pagamentos do INSS falecido, os familiares devem ter cuidado com as informações que fornecem para o INSS.

É importante que todas as informações fornecidas para o INSS sejam verdadeiras e completas para evitar problemas legais no futuro.

Além disso, é importante que os familiares procurem orientação jurídica antes de solicitar qualquer benefício previdenciário para garantir que estão cumprindo todas as leis e regulamentos relacionados à solicitação dos benefícios previdenciários.

Os familiares que desejarem também podem comunicar o falecimento ao Instituto através dos canais remotos: Central Telefônica 135 e Meu INSS, no serviço Solicitar Desistência/Encerramento/Renúncia de Benefício

Conclusão

Sacar pagamentos do INSS falecido pode trazer problemas legais para os familiares do segurado falecido. 

Por isso, é importante que os familiares entendam que não têm direito a receber o pagamento do INSS falecido e procurem orientação jurídica antes de solicitar qualquer benefício previdenciário. 

É importante que todas as informações fornecidas para o INSS sejam verdadeiras e completas para evitar problemas legais no futuro.

Precisando de Empréstimo?

Se você é beneficiario do INSS e está precisando de um empréstimo, a OP Cred pode te ajudar.

Veja também:  O que é CNIS do INSS e como ele funciona?

Consiga um empréstimo consignado com as melhores taxas do mercado.

Se não tiver mais margem ou negativado, conseguimos outras linhas de crédito pessoal para lhe atender.


SOLICITAR ANÁLISE

OP CRED Soluções Financeiras

Compartilhamos informações confiáveis sobre empréstimos, seguros e consórcios. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e ajudar você a tomar decisões financeiras informadas. Conte conosco para simplificar conceitos e orientar sua jornada financeira. Vamos juntos em direção a uma vida financeira saudável e transparente!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

You cannot copy content of this page