Como um pagamento atrasado afeta sua pontuação de crédito?

Uma das sensações mais estressantes que você pode ter é saber que estará pagando com cartão de crédito em atraso. Ninguém jamais teve a intenção de pagar uma conta com atraso, mas, surpreendentemente, isso acontece o tempo todo. 

Você pode estar atrasado porque simplesmente se esqueceu de pagar antes da data de vencimento ou pode não ter fundos para efetuar o pagamento. 

Seja qual for o motivo, você deve estar preparado para saber como lidar com as possíveis repercussões de um atraso de pagamento.

Três coisas podem acontecer neste ponto:

  1. Taxas atrasadas
  2. Uma taxa de juros mais alta
  3. Uma marca negativa em seu relatório de crédito.

Seja proativo e ligue para seus credores

Se você tem certeza de que atrasará o pagamento, ligue para a administradora do cartão de crédito antes que isso aconteça. Você nunca quer procrastinar e esperar que as coisas se consertem magicamente. Seus credores podem conceder-lhe uma prorrogação e mover a data de vencimento do pagamento para um momento posterior, ganhando assim um pouco mais de tempo para colocar suas finanças em ordem.

No caso de você cobrar uma taxa de atraso (pode variar de R$ 15,00 a R$ 35,00), alguns credores podem estar dispostos a isentar essa taxa para você, dependendo do seu histórico. Se você tiver um bom histórico de crédito com seus credores, eles podem estar dispostos a lhe oferecer uma cortesia única para creditar de volta a taxa de atraso.

Como um pagamento atrasado afeta sua pontuação de crédito?

A boa notícia é que um atraso de pagamento inferior a 30 dias não terá um efeito negativo duradouro em sua pontuação de crédito. Quer esteja uma hora atrasado, um dia ou mesmo algumas semanas atrasado, você ainda pode voltar a se dar bem com seus credores, desde que pague o valor mínimo devido. Os credores apresentarão um relatório às agências quando você estiver com mais de 30 dias de atraso no pagamento.

Lembre-se de que, se você não pagar na data de vencimento e ainda houver um saldo vencido no momento em que seus credores estiverem reportando às agências de crédito, você poderá ver um saldo vencido em seu relatório de crédito. Conforme mencionado, quando você estiver em dia com seus pagamentos, seus credores apresentarão um relatório às agências com um saldo devedor de zero.

No infeliz evento de você estar mais de 30 dias atrasado, os credores irão relatar o fato às agências de crédito, onde você verá uma observação negativa em seu relatório de crédito. É difícil dizer exatamente quantos pontos sua pontuação diminuirá. Sua pontuação de crédito é composta por vários fatores, incluindo seu histórico de pagamento, utilização de crédito, duração do histórico de crédito, tipo de combinação e novas contas. No entanto, uma coisa é certa é que seu histórico de pagamentos é responsável por 35% de sua pontuação de crédito, portanto, essa categoria tem o maior peso na determinação de sua pontuação.

Se você está 30 dias atrasado, a última coisa que deseja fazer é atrasar mais de 60 dias. Neste ponto, a maioria dos credores pode ver isso como um sinal de alerta se você estiver solicitando crédito no futuro. Sua melhor opção é trabalhar com seus credores para chegar a uma solução para estar em situação regular novamente. Você ficaria surpreso com o tipo de concessões ou programas que a maioria dos credores tem para colocá-lo de volta nos trilhos.

O que devo fazer se não conseguir efetuar meus pagamentos?

Se você está tendo dificuldades para fazer seus pagamentos mensais, não procrastine! Ter pagamentos atrasados ​​em seu relatório de crédito pode impedi-lo de obter financiamento futuro e trabalhar para recuperar sua pontuação pode ser mais difícil do que parece.

A melhor coisa que você pode fazer é entrar em contato com o seu credor para ver se há algum programa interno de privação disponível. A maioria dos credores deve estar disposta a trabalhar com você, uma vez que a última coisa que desejam é que você fique inadimplente. Quase todo credor tem algum tipo de programa interno de dificuldades, mas os programas variam de credor para credor. No entanto, esses programas podem reduzir suas taxas de juros ou até mesmo fornecer um plano de reembolso estendido.

Se você se inscrever em um programa de dificuldades, seus credores provavelmente fecharão sua conta. Fechar sua conta pode afetar sua pontuação de crédito, mas é melhor do que ter comentários negativos de 30, 60 ou mesmo 90 dias ou mais em seu relatório.

Sempre seja proativo e fale com seus credores se você sentir que pode não conseguir pagar seus pagamentos em dia.

Precisando de uma linha de crédito?