Você consultou a Serasa, viu que estava tudo certo, mas na hora de fazer o cartão daquela loja de departamentos, o crédito foi negado? O motivo pode estar no Boa Vista SCPC.
Muitas empresas brasileiras preferem o banco de dados da Boa Vista para decidir se emprestam dinheiro ou não. Por isso, quem quer ter controle total da vida financeira precisa olhar os dois lados da moeda.
A boa notícia é que consultar o Boa Vista é tão simples e gratuito quanto na Serasa. O serviço é feito através do portal Consumidor Positivo. Veja como fazer:
Passo a Passo: Consultando pelo Consumidor Positivo
- Acesse o site oficial: Entre em www.consumidorpositivo.com.br ou baixe o app “Boa Vista Consumidor Positivo”.
- Inicie o cadastro: Clique em “Consultar CPF” ou “Cadastre-se”.
- Preencha seus dados: Você precisará informar CPF, nome completo, e-mail e criar uma senha.
- Validação de identidade: Por segurança, o sistema pode fazer perguntas sobre o seu histórico (como: “Em qual dessas empresas você já trabalhou?” ou “Qual o final do seu número de celular?”).
- Acesse o Painel: Uma vez logado, você verá de cara o seu Score Boa Vista e se existem registros de débitos (dívidas).
Por que o meu Score no Boa Vista é diferente do da Serasa?
Essa é a dúvida de um milhão de reais! É comum a nota ser diferente porque:
- Empresas diferentes: Algumas lojas só avisam a Boa Vista quando você não paga; outras só avisam a Serasa.
- Cálculo da nota: Cada empresa tem sua própria “fórmula secreta” para calcular o score.
- Histórico: O Boa Vista foca muito no histórico de pagamentos no varejo (lojas físicas), enquanto a Serasa é muito forte em dados bancários.
O que fazer se encontrar uma dívida no Boa Vista?
O portal Consumidor Positivo geralmente já oferece um botão de “Negociar” logo abaixo da dívida listada. Muitas vezes, existem descontos agressivos para quem decide pagar à vista diretamente pelo site.
Dica de Segurança: Olhe sempre o “Radar”
O Boa Vista tem uma função que mostra se alguma empresa consultou seu nome recentemente. Se você ver uma consulta de um banco onde você nunca pediu conta, fique atento: pode ser alguém tentando usar seus dados indevidamente.
Para garantir que você está acessando informações seguras e aprender mais sobre a proteção dos seus dados pessoais, você pode consultar o site oficial da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), que fiscaliza como essas empresas tratam o seu CPF.
Conclusão: CPF blindado é CPF monitorado
Não adianta olhar apenas um birô de crédito. Para ter certeza de que você terá crédito aprovado em qualquer lugar — seja no banco ou na loja de móveis — o ideal é checar tanto a Serasa quanto o Boa Vista SCPC pelo menos uma vez por mês.